sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Lançamento de guia reúne autoridades da educação em Natal - 31 de julho


Ocorreu na manhã de hoje (31), no Centro Municipal de Referência em Educação, Natal, o lançamento do Guia Prático – Educação para a Cidadania. O lançamento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas a profª Justina Iva, secretária municipal de educação da capital, profª Betania Ramalho, secretária estadual de educação, e de Cristovam Buarque, senador e ex-ministro da educação.

O guia conta com uma abordagem didática de temas como meio ambiente, trabalho, ética, sempre voltando seus eixos para a educação. Para uma das autoras do livro, a advogada e, atualmente, Chefe do Gabinete da Educação Estadual, Yraguacy Araújo, o livro serve de instrumento de aprendizado para pessoas ligadas ao ensino: “o guia é uma obra servirá para que as pessoas tenham um entendimento mais próximo do conhecimento jurídico, como temas que vão do direito constitucional, ambiental, trabalhista. Isso contribui na formação cidadã daqueles que tem um papel fundamental na sociedade, o docente.” O livro ainda conta com a autoria dos advogados Luiz Gomes e Rafaela Marques.

Prestigiando o lançamento do guia o senador Cristovam Buarque veio a Natal e, durante o evento de lançamento, realizou palestra onde defendeu que a educação deve ter um reconhecimento maior e ser tratada como uma prioridade, seja qual for o governo: “Temos em nossas mãos uma rica fonte de consulta e de aprendizado. Mas, assim como é a proposta do livro, temos que buscar ainda mais melhorar o que temos. Criei o Educacionismo, um movimento que busca unir ainda mais pessoas que, assim como eu, creem que ainda é possível reverter a situação educacional que temos.”




Uma educação integral, salários compatíveis, docentes qualificados, ensino básico priorizado e a criação de um plano de carreira e cargo para um magistério nacional, esses foram os temas e propostas que o senador Cristovam Buarque citou em sua fala: “tenho a certeza de que é possível fazer tudo o que é necessário para uma educação digna e de qualidade. Basta que se der a educação o destaque, investimento e respeito para a grande reforma que o Brasil necessita.”

A Secretaria de Educação do RN esteve presente no lançamento do livro através dos chefes da ATP, COMPS, Fundo Estadual de Educação, Educação de Jovens e Adutos, Gabinete e Imprensa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário