quarta-feira, 24 de julho de 2013

Estudantes vão a Londres para apresentarem projetos de iniciação científica

Alunos demonstram o processo de eletrofloculação a secretária Betania Ramalho

Entre os dias 24 de julho a 7 de agosto deste ano ocorre no Reino Unido, o Fórum Internacional London Youth Science 2013. Fórum voltado para a iniciação científica, contará com a participação de duas escolas da rede estadual de educação na delegação potiguar. Os estudantes embarcarão amanhã, dia 23, do Aeroporto Internacional Pinto Martins (Fortaleza) rumo a Londres, cidade-capital que sediará o fórum.

Um dos grupos participante conquistou no ano passado o primeiro lugar na Feira Internacional de Ciências do Equador, com um trabalho sobre a Energia Eólica. Jonas Medeiros de Paiva, Marcondes Matheus de Morais e Flávia Kaline de Paiva, estudam na Escola Estadual 11 de Agosto, de Umarizal, e agora apresentaram uma análise empírica da diminuição do nível de poluição da água com a técnica de eletrofloculação. O professor orientador também é o mesmo que conquistou o prêmio no Equador, José Everton Pinheiro.



Após pesquisa, raspa de juazeiro mostrasse eficaz no tratamento dentário
Foto: Ney Douglas

O segundo trabalho que conquistou o passaporte para o fórum londrino foi o que demonstrou a eficácia do uso da raspa da casca do juazeiro no tratamento dentário. Francisco Paulo Ramon Rocha, Thais Oliveira e Taianny Oliveira Almeida, são da Escola Estadual Moreira Dias, de Mossoró. Orientados pela professora Maria do Socorro de Sousa Freire, eles chegaram a desenvolver um creme dental com embalagem comercial para demonstração na feira e agora estudam uma forma de abrir sua própria empresa para vender o
produto.


Toda uma preparação foi necessária para que os alunos pudessem participar do fórum em Londres, como curso de conversação em língua inglesa, conhecimento da cultura londrina e acompanhamento dos alunos para mais esse importante passo nas jornadas dos alunos da rede estadual. A Secretaria de Educação apoia e incentiva seus alunos para que mais estudantes possam despontar em todas as áreas das ciências da natureza.

Durante o fórum os estudantes terão a oportunidade de interagir com trabalhos de outros países, participarem de mini-cursos, palestras e debates, estudos dos temas que estão na vanguarda com a presença de especialistas internacionais, contato com jovens de mais de 50 países e para parte dos alunos será a primeira grande oportunidade de uma experiência internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário