Na quinta-feira desta
semana ocorreu,
no auditório do IFRN – Campus Central, à abertura da 1ª Conferência Livre da
Educação do Campo e Diversidade, com a presença de autoridades, entre elas a
secretária de Educação Betânia Ramalho. O evento tem como objetivo discuti as
ações que devem ser adotadas para uma melhoria na educação do
campo.
Em meio aos participantes estavam líderes e
representantes de segmentos como movimentos agrários, instituições federais de
ensino, comitês gestores de atividades no campo, setores da Secretaria de
Educação que atuam direta e indiretamente com a educação do campo e
representantes de entidades parceiras.
Edinaide Rego, coordenadora da Educação no Campo da
Secretaria de Educação, elogiou a cooperação de todos os representantes,
mostrando isto possibilita o pioneirismo potiguar na organização de discussões
com a temática voltada ao campo: “Nossos trabalhos estão voltados para a busca
de um plano de ação mais eficaz para os que estão no campo. Sendo assim, guiados
pelas matrizes da Conferência Nacional de Educação, iremos redigi o documento
que será um marco para a história do RN, que sai na frente, sendo um dos
primeiros a realizar uma conferência desta e com um número tão grande de
representantes”
Em seguida os presentes a mesa de abertura
abordaram as estratégias, metodologias, parcerias e do cronograma de atividade
que a conferência iria atender, sendo que o enfoque maior estaria no debate do
texto base na Conferência Nacional de Educação voltado para as necessidades
educacionais que o campo apresenta.
Fechando as considerações da mesa de abertura a
secretária de Educação, professora Betania Ramalho falou da importância de um
nivelamento educacional para o fim do déficit existente: “É necessário acabar
com o privilégio que uma parte do magistério que compõe a rede federal. Não
adianta destinar 10% do PIB para a educação, como prever o Plano Nacional de
Educação, se não houver uma organização maior no que diz respeito à igualdade de
professores, investimentos e acompanhamento.”
Em referência a educação do campo a secretária
elogiou os índices de aprendizagem que muitas escolas do interior vem
apresentado, parte delas na zona rural: “É satisfatório ver que escolas, muitas
vezes longes da capital, apresentam índices de IDEB, alfabetização e aprovação
cada vez maior, num ritmo que mostra uma mudança na realidade do campo.” A
conferência durou pelo resto do dia dentro do cronograma de atividades
proposto.
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