quarta-feira, 6 de julho de 2011

Natal (RN) ganha primeiro centro de políticas sobre drogas do país

Prefeitura de Natal (RN), através da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), inaugurou nessa terça-feira (7) o Centro Municipal de Políticas sobre Álcool e Drogas (Centad), para prevenção e tratamento para dependentes químicos e seus familiares. Localizado na Avenida Jaguarari, 2188, em Lagoa Nova, a função do Centro será acolher, orientar e encaminhar pessoas com dependência química para a rede de atendimento do SUS.

Após o acolhimento, o psicólogo fará uma avaliação do grau de dependência química e, a partir daí, será definida a melhor forma de tratamento. Os pacientes que necessitarem de tratamento prolongado serão encaminhados para uma das seis comunidades terapêuticas parceiras da Prefeitura. Ao todo, são 85 vagas destinadas aos dependentes químicos atendidos pelo Departamento de Prevenção e Acompanhamento ao Usuário de Droga (DPAD). Segundo a diretora do DPAD, Edineuza Paiva, Centro atua em três vertentes: prevenção, acompanhamento ao dependente químico e à sua família e reinserção no mercado de trabalho.

A prefeita de Natal, Micarla de Sousa, enfatizou a importância do centro, que irá atender 250 usuários por mês. "Tratar sobre a política de combate à droga e ao álcool é falar sobre a cultura de paz. Então, fico muito feliz em entregar um centro focado no tratamento desta 'chaga' que tem exterminado tantas famílias e acabado com a vida dos nossos jovens. Este é um passo muito importante e espero que Natal se torne um exemplo para o Estado", ressalta ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário